Burnout (parte II): A prevenção é a melhor saída!

Tempo de leitura: 9 minutos

A carreira corporativa é extremamente desgastante. Suas exigências começam mesmo antes de ela começar.

Para ocupar uma posição de destaque em grandes empresas estar bem preparado é essencial. Até porque a competição começa já na hora de achar uma vaga!

O executivo tem que ser o melhor. O mais esperto, o mais ágil, o mais atualizado, o mais bem relacionado…

É preciso ainda bater metas, ser proativo, “vestir a camisa”, saber lidar com as relações interpessoais, entre muitos outros desafios.

Gosto muito de uma célebre frase de Ariano Suassuna, escritor e poeta brasileiro que diz: “É tanta qualidade que exigem pra dar emprego, que não conheço um patrão com condições de ser empregado.”

E para complicar ainda mais a situação graças à internet, os smartphones e dispositivos móveis, estamos sempre conectados.

Se por um lado isso é ótimo, te permitindo resolver problemas de qualquer lugar e horário,  por outro é terrível.

O fim da barreira entre vida pessoal e profissional tem cobrado um alto preço à saúde.

Sem conseguir descansar e mergulhados em uma cultura onde ser Workaholic é visto como sinônimo de sucesso e dedicação, nossos corpos e mentes sofrem.

E como sofrem!

O estresse crônico relacionado ao trabalho vai silenciosamente sugando toda nossa energia, até que ficamos completamente esgotados.

Esse fenômeno possui um nome: síndrome de Burnout, um dos grandes desafios que temos que enfrentar nesse século.

Apenas no Brasil a síndrome atinge cerca de 30% da população, sendo que executivos , gestores e empreendedores estão entre os principais atingidos.

BURNOUT: A PREVENÇÃO É A MELHOR SAÍDA

Quando um indivíduo chega a um estágio avançado da síndrome de Burnout, sua vida está em perigo, seja por suas consequências físicas ou psicológicas.

Vale lembrar que a síndrome é silenciosa. Ela vai se desenvolvendo aos poucos de forma contínua. Quando você percebe o problema é tarde demais.

Nesses casos a intervenção médica é necessária, sendo que o tratamento adotado ira variar de caso a caso.

Contudo, para não chegar a esse ponto a solução é a prevenção.

Ou seja, você precisa encontrar meios para gerenciar o seu estresse, usar mecanismos que possam aliviar a pressão e sobrecarga de ter que fazer tudo certo o tempo todo, praticamente sozinho.

A posição de liderança, por exemplo, é uma posição solitária. Os líderes em geral são os mais propensos a absorver altos níveis de tensão corporativa.

Há muitas formas, que, inclusive podem ser combinadas entre si, para que se evite chegar a um quadro tão crítico. O primeiro passo sempre será a auto-observação. Cada um deve conhecer seu “modus operandi” para perceber quando algo estiver fora do padrão ou saindo do controle.

Por mais difícil e até impossível que pareça encontrar um TEMPO NA SUA AGENDA PRA CUIDAR DE VOCÊ, pare e reveja. Isso pode evitar muitos problemas futuros.

Entre as práticas que podem te ajudar a lidar com as situações profissionais, mantendo uma relação saudável com o trabalho, está a MENTORIA.

O que é uma mentoria?

A mentoria é um processo que estimula o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional que consiste na orientação por alguém mais experiente (mentor) a outro, com menos experiência ou iniciante (mentorando).

A experiência nesse caso não obrigatoriamente está relacionada a uma questão de idade, muito embora a experiência de vida seja extremamente agregadora na mentoria.

Todos temos pontos cegos.  A mentoria é tão poderosa que praticamente todos os grandes empreendedores e executivos tiveram pelo menos um mentor em algum momento da vida, mesmo que isto não seja divulgado amplamente.

Ícones como Steve Jobs, Marck Mark Zuckerberg, Richard Branson, Bill Gates, Warren Buffett, Ayrton Senna, Tiger Woods, são alguns exemplos, dentre muitos outros que contaram com o apoio de um mentor.

É importante distinguir a mentoria do “coaching”. Os processos guardam semelhança, pois possuem pontos de convergência, entretanto, ao mentor também cabe o aconselhamento, o compartilhamento de experiências e, até mesmo a colocação da sua percepção, que de alguma forma possa ajudar no processo de evolução do seu mentorando.

Mas, você sabia que ter um mentor também pode te ajudar a prevenir a síndrome de Burnout?

  • A mentoria e a síndrome de Burnout

Eu tenho certeza que no seu trabalho não faltam tensões, que são potencializadas por inúmeras questões, tais como: executar tarefas, processos de modo contrário às suas convicções, enfrentar um ambiente de competição, vaidade e política que muitas vezes se sobrepõe aos fins para o qual a empresa se destina, riscos de demissão, insegurança por falta de reconhecimento, ansiedade desencadeada pelo excesso de demandas, lidar com pessoas muito difíceis, com humor oscilante e instabilidade emocional, saber delegar com estratégia para não se sobrecarregar, liderar com o objetivo de harmonizar interesses contrapostos internos e externos, em busca dos resultados, alcançar as metas determinadas pela Alta Administração, enfim…. essas são apenas algumas situações que todo profissional passa para se manter ou ascender em uma empresa.

Além disso, TOMAR DECISÕES ACERTADAS em contextos e cenários de incerteza, gera enorme estresse a depender do grau de importância e consequência das mesmas.

Se você não encontrar os seus recursos para aliviar essas tensões, lidar com as suas REAÇÕES às intempéries corporativas, elas vão te acompanhar para além do trabalho. Você sentirá os reflexos na sua vida pessoal, por vezes prejudicando a tua paz, o teu sono.

Sabe aquelas madrugadas virando na cama, enquanto seu cérebro literalmente “frita”, pensando na solução de um problema?

Ou ainda, quando você acorda no meio da noite porque teve uma ideia durante o sono e precisa anotá-la para não esquecê-la, pois vai ajudá-lo a resolver uma questão importante?

E aquelas noites que antecedem uma apresentação, em que você passa repetindo para si mesmo tudo o que irá falar?

É aqui que o processo de mentoria pode funcionar como uma importante válvula de escape.

Nada melhor que poder falar sobre os problemas com alguém que entende EXATAMENTE o que estamos passando e o que está acontecendo.  Quando falamos tiramos o peso e importância dos fatos. Deixamos de carregar sozinho o fardo, além de podermos olhar os fatos sob novas perspectivas.

Conversar com um profissional que já passou pelo que você está passando e que não possui uma escuta exclusivamente afetiva pode fazer toda a diferença. Te fortalece, te deixa mais autoconfiante e seguro.

Claro, você pode  “desabafar” sobre o trabalho com seus amigos ou familiares, mas será que eles vão entender e te ajudar a encontrar soluções?

Ou será que você será apenas aquele cara que não desliga do trabalho?

O mentor conhece o mundo corporativo. Entende tudo aquilo que envolve a carreira do executivo, as políticas e dinâmicas sociais do trabalho. Tem experiência com cultura corporativa e principalmente com o ser humano, pois não raro, teve grandes experiências em comandar times com Alta Performance.

Com ele você alivia as tensões relacionadas ao trabalho enquanto amplia sua visão corporativa de maneira estratégica.

É alguém que vai te ajudar a lidar com as situações RESPEITANDO QUEM VOCÊ É, ENTENDENDO SUAS SINGULARIDADES. Vai te ajudar no aprofundamento do autoconhecimento e, principalmente que você eleve ao máximo os seus dons e talentos naturais.

Você pode ser franco e falar sobre o que te incomoda, o que te satisfaz, sobre o que pensa, expectativas e objetivos de sua carreira.

O mentor não apenas irá te escutar como também te orientar e contribuir para traçar estratégias que tirem seus planos e ideias da cabeça, do papel sem sucumbir à perigosa – e por vezes traiçoeira – fauna das organizações.

A MENTORIA TRANSFORMA O ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO EM POTÊNCIA TRANSFORMADORA QUE TE IMPULSIONA. VOCÊ LEVA OS PROBLEMAS AO LUGAR CERTO!

Dessa forma, você constrói uma relação mais saudável com o trabalho, prevenindo não apenas a síndrome de Burnout como outros transtornos.

  • Cuide de sua saúde

A nossa saúde é um dos bens mais valiosos que temos. Junto com o tempo é ela que nos permite sermos realizadores.

De nada adianta você atingir o topo em sua vida profissional se isso detonar o seu corpo e sua mente. A queda será uma questão de tempo. Você pode estar condenado a encerrar sua carreira precocemente ou ainda não poder usufruir com saúde e alegria tudo o que passou a vida conquistando.

Isso é muito sério!

Não seja mais uma vítima da síndrome de Burnout. Não desperdice o seu potencial! Estabeleça uma relação equilibrada e saudável com o trabalho.

Para te ajudar nesse objetivo, conte com a mentoria.

Ter um mentor com quem possa dialogar e encontrar soluções para que você possa crescer e enfrentar os desafios da carreira faz toda a diferença!

Talvez você possa estar pensando que associei a mentoria à prevenção do Burnout porque estou advogando em causa própria. Em parte, posso dizer que sim, e penso que quando acreditamos muito no que fazemos, porque conhecemos os resultados, queremos comunicar para o mundo! Queremos mesmo, mostrar paras as pessoas que encontramos um caminho que talvez possa também ajudá-las.

A Mentoria me trouxe muito equilíbrio, saúde e tranquilidade para lidar com situações muito adversas no trabalho. E isso me possibilitou muitas conquistas profissionais sem a perda da minha saúde, principalmente mental.

Eu sempre tive e ainda tenho mentores! Eu tenho enorme gratidão por tudo o que representaram e ainda representam em minha jornada!

Hoje tenho uma vida para além do universo corporativo e gozo de plena alegria e disposição para ajudar quem está onde já estive. Para aliviar as dores que um dia me afligiram e também senti!

Continue acompanhando meu blog e confira mais artigos sobre empreendedorismo, vida corporativa, carreira, mentoria e muito mais!

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Até a próxima!

Com amor,
Leticia

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Postado por: leticiamadeira.com.br

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